Informativo

Pêlos



Os pêlos são estruturas filiformes, constituídas por células queratinizadas produzidas por folículos pilosos.
Pêlos são encontrados em quase toda superfície do corpo. Variam muito em comprimento, espessura e cor nas diferentes partes do corpo e etnias. Um pêlo consiste em raiz e haste. Raiz é a parte interna que se insere até a derme a raiz do pêlo termina no bulbo que é mais esbranquiçado e de textura mais mole. Haste é a parte externa do pêlo que surge da epiderme, ou seja, a parte do pêlo que fica para fora da pele.

Tipos de pêlos

• Lanugem ou Velo
É o pêlo fino que se encontra na face, nariz, orelhas e cobre quase todo o corpo, normalmente falta pigmentação e cresce superficialmente desde uma glândula sebácea.

• Pêlos Terminais
São pêlos grossos, pigmentados e profundos que se encontra nas axilas, regiões pubianas e outras partes do corpo, possuem a raiz e o bulbo muito desenvolvidos e são originados de um folículo subcutâneo.

• Hirsutismo
É o excesso de pêlos grossos e escuros, embora mais inconveniente para as mulheres o hirsutismo pode ocorrer tanto nos homens, mulheres e crianças. É caracterizado por a presença de pêlos em áreas da pele que normalmente não deveriam ser muito peludas. Nestes casos é indicado realizar uma consulta com médicos endocrinologista ou ginecologista.

• Foliculite
É uma inflamação causada por o crescimento de bactérias no folículo piloso canal por onde sai o pêlo. Quando o folículo inflama, há uma proliferação de células e acúmulo de líquido, formando uma bolinha vermelha na pele, às vezes com pus e pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Todo o conteúdo deste site é protegido pela Lei nº 9.610, de Fevereiro de 1998 cujo desrespeito pode ocasionar multa. Reprodução Proibida  - Desenvolvido por MarcoWeb Consultoria